sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como criar uma melodia para uma música...

Bom... Geralmente, as pessoas que compôem músicas criam as letras antes da melodia, e acho que assim é mais simples.
 Para criar a melodia deve entender sua letra descobrir o que ela quer passar ao público e também descobrir qual é o sentimento que ela demonstra...
 Se você não tem uma letra pronta ainda, crie uma melodia com o coração, ou melhor com a alma.
 Para criar uma melodia você tem que ter algum conhecimento sobre algum instrumeto musical ex: (Violão. guitarra, teclado etc.)
 Assim que criar sua melodia use as dicas de como criar uma letra, ou vice-versa...
 Espero que tenha ajudado (:
Beijoos :*

Metal alternativo...

Sobre metal alternativo...
 uma forma eclética de heavy metal que ganhou popularidade por volta da década de 1990, juntamente com o grunge. Destaca-se por diversas características do próprio heavy metal, como riffs pesados, porém quase sempre com uma forte tendência experimental, incluindo letras pouco convencionais, compassos estranhos, uma maior síncope que no metal típico, técnicas extravagantes, uma resistência aos enfoques tradicionais à música pesada, e a incorporação de uma ampla gama de influências de fora da cena musical do metal.
Dedico ao Anderson meu amigo...  Beijooos 

Pagode...

Um pouco mais sobre pagode...
O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.
Na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome não  tem nada a ver com o ritmo, o termo pagode, começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical. Isso pode ser bem percebido pela letra "Pagode do Vavá" de Paulinho da Viola, "Pagode pra valer" de Leci Brandão ou qualquer outra do grupo Fundo de Quintal, considerado por muitos o primeiro grupo de pagode do Brasil.Antigamente, pagode era considerado como festa de escravos nas senzalas. No final da década de 1970, no Rio de Janeiro o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subúrbios cariocas, nos calçadões de bares do Centro do Rio e da periferia, regadas a bebida e com muito samba. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais cariocas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que lá moravam.
Dedico esse post pra minha amiga Nath Beijooo *-*.

Dicas de como escrever uma letra de música...

Não existe uma fórmula exata para escrever a letra de uma música, mas conhecendo alguns métodos e detalhes técnicos você terá mais facilidade.

Para escrever uma letra existem algumas regrinhas como por exemplo:

1

A estrutura básica de uma música popular é feita por estrofes, refrão e final. Mas é claro que você pode modificá-la. (pode ser sem refrão e vice-versa)

2

Escolha um tema para abordar na letra. Não tenha medo de usar temas convencionais. (Amor, paixão, dor...)

3

Faça sua opção por um ponto de vista para tratar o assunto. Falar em primeira pessoa (eu) e dirigir-se a alguém específico (você) são maneiras eficazes de gerar identificação com os ouvintes. (ex: "Eu te amei tanto mas você não correspondeu...")

4

Você pode apresentar vários pontos de vista na mesma letra. Muitas letras de rap e reggaeton contam uma história usando várias "pessoas". (ou contam várias hist´roias com o mesmo significado)

5

Se você preferir contar uma história, desenvolva a narração ao longo da letra. (" Hoje foi um conto de fadas...")

6

Pense em um tipo específico de público na hora de escrever a letra. Embora existam temas universais, não é a mesma coisa falar para uma garota de 12 anos que para uma mulher de 30.

7

Use palavras do seu vocabulário cotidiano ou que combinem com o estilo que você quer dar à letra. A escolha do vocabulário muitas vezes define o estilo de uma música. ("problemas sociais e etc.. são características do reggae e do rap).

8

Você pode escolher um padrão métrico para os versos e trabalhar sobre essa base. Se você prestar atenção, muitas músicas pop e de rock têm versos de 8 sílabas.

9

Se você quiser fazer uma letra com rima, evite as mais comuns (amor-dor, coração-canção), a menos que você queira utilizar  esse recurso propositalmente.

10

Não descarte os jogos de palavras, porque ao serem cantados eles são fáceis de memorizar.

11

O refrão deve ser o momento mais marcante da sua letra. Deve ter frases simples e fortes, próprias para serem lembradas e repetidas. (Fáceis de memorizar)

12

O final deve marcar um clímax tanto na música como na letra. Dando aquele "TCHAN!"

13

Preste atenção nas letras de música que mais emocionam você, leia elas e observe os componentes em comum entre elas.

14

Se você compuser com um músico, peça a ele para improvisar uma melodia e escreva a partir dessa inspiração. Será mais fácil.

Importante

  • Estude o vocabulário dos gêneros musicais do seu interesse, para aquirir a mesma linha ou usar variantes.
  • Nem sempre as letras contam histórias: você pode trabalhar com imagens ou sensações.
  • Experimente escrever uma série de letras que construam um mesmo imaginário ou uma história em várias partes. Você estará compondo seu universo, o universo da sua música.
  •  Espero ter ajudado como sempre -qq
    Dedico isso aos compositores como eu e a minha amiga Marcella, Bjoos

Mapa de notas para violão...

Aqui vai uma ajudinha para quem toca violão para usar quando tiver dúvidas sobre as escalas das notas e o mapa delas...
Espero que tenha ajudado...
Bjoos (:

Reggae

Um pouco mais sobre o estilo músical reggae...

O reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank. O estilo normalmente é mais lento que o ska porém mais rápido que o rocksteady, e seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.
Original da década de 1960, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 1970. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.
Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais. um exemplo de música que fala sobre isso ée Iemanjá do chimarruts (" ...Desigualdades e injustiças ha de acabar...").
O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical.
Espero ter esclarecido um pouco Bjos (:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Hardcore

Um pouco mais sobre o estilo músical (Hardcore)
Hardcore é o nome atribuído a uma variação extrema de algo. A palavra significa literalmente miolo, ou centro,e era usada para designar militantes agressivos e também criminosos.
  • Em pornografia a palavra se refere a conteúdo sexual explícito
  • Hardcore nos universo dos games significa jogador exímio, veterano e experiente.
Em música as vertentes Hardcore são:
  • Hardcore punk: no contexto punk, refere-se à cena musical surgida internacionalmente através da "segunda onda do punk", no final dos anos 70, e mais comumente a um estilo de punk rock caracterizado inicialmente por tempos extremamente acelerados, canções curtas, letras baseadas no protesto político e social, revolta e frustrações individuais, cantadas de forma agressiva.
  • Hardcore melódico: é um estilo surgido no início da década de 80. Utiliza elementos característicos do hardcore punk tradicional, como tempo acelerado, guitarras distorcidas e músicas de curta duração, mas seus arranjos são mais elaborados e claramente distinguíveis, se aproximando mais da sensibilidade pop do que o estilo original.
  • New York hardcore: refere-se à música hardcore punk e metalcore criada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos e a subcultura associada a ela,  porém as bandas do estilo apresentam uma sonoridade agressiva com fortes influências do thrash metal.
  • Hardcore hip hop:é um estilo musical derivado do hip-hop e hardcore caracterizado pela confronto e pela agressão. O termo pode referir-se também a outros gêneros como o rapcore.
  • Hardcore techno: é um estilo de música electrónica moderno, nascido nos princípios dos anos 90 nos Países Baixos. Caracteriza-se pela sua velocidade (algumas canções alcançam os 200 beats por minuto) , que consiste em misturar uma distorção forte do tambor com um baixo. também , happy hardcore, breakcore, etc.
 Epero que tenha esclarecido algumas dúvidas e também que quem gostar de hardcore pense um pouco mais sobre esse estilo I: kk',  bjos

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Qual é o seu estilo de música preferido?

Para ter certeza de qual é o seu gosto musical necessita de regras simples e óbvias.
  • Antes de dizer que não gosta de "tal estilo", escute a música.
  • Quando achar uma música que lhe agradar, pesquise a banda à qual essa música pertence, para não dizer assim: "Ah! eu gosto daquela banda" - quando na verdade gosta da música.
  • Sempre que gostar de um "estilo", não fique fanático por aquele estilo continue sempre buscando novas bandas e novos "estilos".
  • Quando tiver certeza de qual "estilo" pertence, Aproveite!